Responsabilidade
ambiental
Nem toda a valentia é ostentada, muitas vezes é realizada na sombra, no coração dos hábitos.
A preservação ambiental tem sido uma conduta dominante no Grupo Zaffari. É invisível como o caráter, mas consolidada em ações subterrâneas e discretas, como a do tratamento de água a partir dos efluentes em todos os empreendimentos e do processo de recuperação, reciclagem e reúso dos resíduos, após a coleta de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes em suas unidades (resíduos perigosos, pois liberam elementos tóxicos que podem prejudicar o solo e a saúde das pessoas).
Existem duas frentes se desdobrando simultaneamente: inspirar e oferecer o exemplo.
Ritos saudáveis são incentivados no consumidor com a adoção de sacolas sustentáveis e retornáveis, com menos poluição, menos devastação e plástico. O exemplo é dado não somente cuidando sistematicamente das áreas verdes, mas produzindo informações de utilidade pública, amparando pesquisas de botânicos na catalogação da flora junto aos ambientes corporativos, em especial das espécies nativas ameaçadas de extinção ou imunes ao corte, como araucárias, figueiras, paineiras e butiazeiros.
Por último, para fechar o ciclo de influência positiva e de divulgação de práticas sustentáveis, é praxe criar fóruns de discussão para refletir a respeito de energias renováveis e agricultura familiar.
O futuro já é parte viva do nosso passado.
Gestão de resíduos
Através da logística reversa, foi recebido dos clientes e usos internos, em 2020, o montante de 99.792 unidades de lâmpadas fluorescentes e 23,93 toneladas de pilhas e baterias alcalinas. Os resíduos orgânicos são os de maior relevância do ponto de vista quantitativo de geração e foram destinados para compostagem ou encaminhados para os locais indicados pelo gestor público. Para empresas parceiras que atuam no processo de recuperação, reciclagem e reúso dos resíduos, foram destinados, em 2020, e devidamente separados os resíduos recicláveis de papel, papelão, plástico, madeira, metal, alumínio, ferro, vidro, isopor e óleo vegetal.
Gestão de recursos hídricos
Os diversos empreendimentos do Grupo Zaffari têm monitoramento sobre água potável utilizada, com cuidados complementares sobre níveis de cloração e filtragem. Os processos de produção alimentícia também têm seus efluentes tratados. Gerados pós-tratamento preliminar por sistemas compostos por caixas separadoras de gordura, o residual recolhido é encaminhado para tratamento externo em empresa habilitada.
Gestão de energia
A eletricidade produzida por parques eólicos continua sendo a principal fonte de energia consumida nas atividades do Grupo Zaffari. Essa fonte é uma das mais limpas do planeta, gerando menos impacto. É renovável, econômica e inesgotável, além de auxiliar na diminuição de uso de outras energias, como as provenientes do petróleo e carvão.
O GN (gás natural) é outra fonte de energia tradicional. O programa de substituição do GLP avançou, passando o GN a ser o predominante nas instalações do Grupo Zaffari. O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves (que têm um baixo número de moléculas de carbono) e gases inertes com predominância de metano (de 78 a 82%), que, à temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso. É um gás inodoro e incolor, não é tóxico e é mais leve que o ar.
Gestão da vegetação
O Setor Ambiental do Grupo Zaffari vem realizando o inventário florístico de toda a vegetação arbórea dos seus empreendimentos. Até o momento, foram catalogados 1007 vegetais, pertencentes a 71 espécies, sendo 58% dos indivíduos nativos da flora do Rio Grande do Sul. Dentre as lojas, 16 estabelecimentos foram inventariados, catalogando-se 744 indivíduos (45% destes de espécies nativas), pertencentes a 80 espécies vegetais. Encontram-se espécies de importância da flora regional, ameaçadas de extinção ou imunes ao corte, como araucárias, figueiras, paineiras e butiazeiros. Uma variedade de espécies de relevância ecológica está presente nos empreendimentos, sendo o principal destaque algumas espécies de palmeiras, nativas e exóticas, de caráter ornamental, moradia para diversos tipos de aves e amparo para vegetais epífitos, como bromélias e orquídeas, sendo notórias neste quesito as imponentes palmeiras-das-canárias, presentes no Bourbon Shopping Wallig.
Refrigeração consciente
A eficiência e sustentabilidade dos sistemas de refrigeração estão entre as prioridades do Grupo Zaffari. Em 2020, ações relativas à refrigeração consciente seguiram acontecendo:
Portas nos balcões: em 2020, a implementação de balcões refrigerados com portas teve continuidade realizada. Essa ação oferece menos consumo de energia, mais conforto térmico e melhor conservação dos alimentos.
Uso de fluídos naturais: o uso de fluídos naturais no sistema de refrigeração foi implementado nas demais lojas. O fluído natural é o CO², que tem eficiência energética, não poluente.
Torres de resfriamento: foram implementadas novas torres de resfriamento refrigeradas a ar, diminuindo o consumo de água.
Caixas plásticas retornáveis
O Grupo Zaffari seguiu sendo o único em seu segmento que utiliza caixas plásticas retornáveis no transporte das carnes bovinas. Esse método, que substitui as caixas de papelão, traz as seguintes vantagens para o meio ambiente:
Minimiza os impactos ambientais que vêm da fabricação de celulose.
Reduz o corte de árvores e diminui o uso de água necessária para a produção do papelão.
Facilita o manuseio, pois as caixas de plástico são mais rígidas.
Melhora o acondicionamento do produto.
Oferece mais segurança na preservação dos alimentos.
Novas centrais térmicas
Em 2020 demos continuidade à implantação de modernas tecnologias das centrais térmicas, substituindo equipamentos e controles, bem como os fluídos utilizados. A unidade do Zaffari Zona Sul foi a obra mais expressiva, assim como o início das implantações no Zaffari da Otto, Bourbon Canoas e Zaffari Fernando Machado, que serão concluídas em 2021. Cada unidade reformada ou nova já passa a participar de um completo monitoramento a distância, ampliando o controle e eficiência na medição de todos os parâmetros acompanhados remotamente.
Processo exclusivo de assar pães
O Grupo Zaffari segue adotando processos exclusivos em suas padarias, os quais consistem na utilização de película protetora nas formas usadas para assar pães, eliminando a necessidade de untá-las com óleo ou gordura.
Desse modo, não ocorre a carbonização de gorduras, reduzindo substancialmente a necessidade de produtos químicos para a higienização, tornando o processo mais sustentável e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Sacolas retornáveis
Em 2020, foram distribuídas, gratuitamente, mais de 700 mil sacolas retornáveis em TNT para os clientes da rede Zaffari e Bourbon. Desde 2011, este brinde de final de ano faz muito sucesso entre os consumidores e se consolida como prática sustentável, estimulando o uso de sacolas retornáveis.
Virada Sustentável 2020
O Grupo Zaffari foi um dos patrocinadores da Virada Sustentável 2020 Porto Alegre, que discutiu sete objetivos de desenvolvimento sustentável (ODSs) como pauta do evento: fome zero e agricultura sustentável, redução das desigualdades, consumo e produção responsáveis e ação contra a mudança global do clima. Devido à pandemia, o evento, que era realizado em três dias, se transformou em uma jornada de cinco finais de semana entre 25 de outubro e 22 de novembro.
Cidade bem tratada
Desde a sua primeira edição em 2012, o 9º seminário Cidade Bem Tratada é realizado com o patrocínio do Grupo Zaffari. Em 2020, a primeira edição online pautou a biodiversidade e os 10 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Água e Energias Renováveis, trazendo visibilidade às políticas públicas municipais, estaduais e federais nestes temas, bem como práticas da iniciativa privada e ONGs e cases de sucesso de sustentabilidade em diversos lugares do Brasil e do mundo.
Mais Projetos
Cartão digital
Utilizando o pagamento digital, você colabora com o meio ambiente. Sempre em busca de alternativas para tornar o dia a dia mais eficiente, produtivo e sustentável, as soluções tecnológicas nos permitem otimizar os processos, a automação e a eliminação de materiais que não colaboram com o meio ambiente. O volume para impressões dos cartões requer um consumo de tinta, papel, dentre outros insumos. Por isso, os Cartões Zaffari Card e Bourbon Card têm dedicado tempo e recursos para fortalecer esse aspecto sustentável, modernizando processos e adotando uma postura mais digital.
Fatura Digital
Em seu quarto ano, o projeto Fatura Digital do Zaffari Card e Bourbon Card seguiu com seu objetivo de reduzir o número de faturas impressas, oferecendo como alternativa o envio do boleto por e-mail. Além da praticidade, essa mudança de atitude faz com que os clientes contribuam com a preservação do meio ambiente. A Fatura Digital evita impressões desnecessárias e diminui a emissão de gases gerados pelos veículos que realizam a entrega dos documentos.
Welcome kit
O Welcome Kit, folder impresso que acompanha o cartão enviado para a casa dos novos clientes, tem certificação FSC, o que significa que é feito a partir de madeira de reflorestamento. Além disso, os papéis que sobram no processo da produção do Welcome Kit são recolhidos para reaproveitamento e direcionados para a produção de outros materiais.