Solidariedade ao Rio Grande do Sul



Estamos presentes na vida dos gaúchos há quase 90 anos, não seria diferente agora que a nossa gente está precisando de ajuda. Cuidado, confiança e solidariedade são a base do nosso relacionamento com as pessoas. Nossas ações desde que as águas começaram a avançar têm sido para acolher o maior número de atingidos e para manter o abastecimento da população.

Temos lojas que estão em áreas inundadas, milhares dos nossos colaboradores e seus familiares foram atingidos. Estamos operando com 70% de nossa capacidade, atuando para manter nossa cadeia de suprimentos e assegurar a oferta de alimentos e itens básicos de consumo à população.

Em outra frente, montamos um grupo para atuar de forma coordenada com a Defesa Civil e autoridades, além de articular iniciativas com parceiros e a sociedade civil. Estamos realizando as seguintes ações:

1. Medidas voltadas às nossas pessoas

Agimos para dar a nossos 10 mil colaboradores do RS o suporte necessário, com acolhimento, logística e recursos, em especial aos que foram afetados, para que possam se manter em segurança.

2. Iniciativas emergenciais em parceria com a Defesa Civil, hospitais e entidades assistenciais:

• Doação de 450 toneladas de alimentos
• Doação de 250 mil litros de água
• Ponto de coleta de doações em toda a rede Zaffari, no Rio Grande do Sul e em São Paulo, e distribuição de donativos em abrigos, como roupas e materiais de primeira necessidade

3. Em conjunto com nossos fornecedores (AmBev, Nivea, Unilever, Nestlé, Mondelēz, Camil, Da Magrinha e Bimbo, entre outros), articulamos aumento no volume de doações:

• 1 milhão de litros de água mineral
• 280 mil itens de higiene pessoal
• 250 mil itens como biscoitos, achocolatados, barras de cereais e snacks
• Além de volumes diversos de produtos de alimentação, bebidas, brinquedos, ração para animais e colchões

4. Espaços cedidos para ações emergenciais em Porto Alegre:

Áreas em quatro regiões da Capital cedidas ao poder público por tempo indeterminado e para usos variados, onde, no momento, funcionam:

• Ponto de acolhimento de pessoas resgatadas e pouso de helicópteros
• Centro para uso dos bombeiros
• Armazenamento de contêiners refrigerados de remédios hospitalares
• Ponto de triagem para população resgatada da Zona Norte

5. Grupo Zaffari colabora com o DMAE para reativação das casas de bombas

O Grupo Zaffari disponibilizou seu estoque de segurança para viabilizar a retomada das casas de bombas de Porto Alegre. A operação destas casas de bombas é essencial para a diminuição dos alagamentos como o ocorrido nos bairros Cidade Baixa e Menino Deus, onde residem mais de 50 mil pessoas, boa parte delas obrigada a deixar suas casas devido ao avanço das águas. Na região, estão localizados o Hospital Mãe de Deus, que precisou ser evacuado, e centenas de empreendimentos comerciais e de serviços.

A empresa conseguiu atender uma demanda emergencial do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) fornecendo materiais para instalações elétricas, entre disjuntores, cabos, comandos e terminais, com os quais será possível dar mais agilidade ao processo de restabelecimento das estações.

Desde o começo das enchentes, o Grupo Zaffari está mobilizado em diversas frentes para atuar de forma coordenada com a Defesa Civil e autoridades, além de articular iniciativas com parceiros e a sociedade civil.

 

Agradecemos a todos os que estão juntos nesse esforço de solidariedade, no Rio Grande do Sul e em São Paulo, onde também estamos presentes. Sabemos que a emergência ainda está em curso, o que exige de todos nós força, resiliência e energia para atravessar esse momento e seguir em frente. Estaremos firmes ao lado dos gaúchos, incansáveis, dando o nosso melhor para honrar a relação de afeto e confiança.