Novidades

Descubra tudo o que acontece
no grupo zaffari.

Tradicional concerto natalino no Parcão faz homenagem ao RS

12.12.2024

O Ministério da Cultura e o Grupo Zaffari convidam à edição especial de Natal dos Concertos Comunitários Zaffari, uma emocionante celebração que reúne mais de 160 artistas da cena gaúcha para homenagear a força e resiliência do povo do Rio Grande do Sul. Intitulado Fé no Rio Grande, o espetáculo acontece no dia 21 de dezembro, às 20h, no Parque Moinhos de Vento, o tradicional Parcão, com entrada gratuita (não há necessidade de retirar ingressos).

Sob a regência do maestro Evandro Matté, o evento traz a Orquestra Theatro São Pedro (OTSP), acompanhada de renomados artistas, como a violoncelista Sofia Aguirre, e do Ballet Vera Bublitz, além de um coro com mais de cem vozes. O espetáculo inicia com importantes peças da música de concerto e depois recebe, em um segundo momento, grandes nomes da cena musical local para versões sinfônicas de clássicos da identidade gaúcha.

A noite terá Os Fagundes, entoando as famosas Vento Negro e Eu sou do Sul; o gaiteiro Renato Borghetti, tocando Barra do Ribeiro e Milonga para as Missões; a cantora Shana Müller, apresentando sua potente versão do Hino ao Rio Grande; além de Thomas Machado, cantando Querência Amada; e a cantora Loma Pereira, com a música Pealo de Sangue; culminando em um final de segundo ato em que todos interpretam juntos a icônica Céu, Sol, Sul.

A terceira e última parte do concerto será dedicada às canções natalinas, recebendo a atriz e cantora Gabrielle Fleck para apresentar a música All I Want For Christmas Is You; e as cantoras líricas Elisa Machado e Carol Braga. O coro encerrará o encontro emocionante cantando temas como Ave Maria, Noite Feliz e Aleluia.

Traga sua família e celebre o espírito natalino com música, cultura e muita emoção. Chegue cedo para garantir seu lugar nesse espetáculo inesquecível!

Saiba mais sobre os artistas:

Renato Borghetti (gaita)
Um dos instrumentistas mais conceituados e respeitados do Brasil. Com a mesma desenvoltura que abre sua gaita em um salão de baile ou CTG, também circula com naturalidade em sofisticadas salas de espetáculos e festivais instrumentais. Tem diversas atuações como solista, emprestando a sonoridade do acordeon gaúcho para as mais diversas formações eruditas, tendo se apresentado com quase todas as Orquestras Sinfônicas do Brasil. Borghetti é frequente atração internacional em festivais, já tendo dividido o palco dentro e fora do país com mestres como o italiano Ricardo Tesi, o irlandês Martin O´Connor, o português Artur Fernandes, o espanhol Kepa Junqueira e os brasileiros Dominguinhos, Sivuca e Hermeto Pascoal, entre tantos outros.

Os Fagundes
Família consagrada no cenário musical do Rio Grande do Sul. O lançamento oficial do álbum de estreia, intitulado Os Fagundes, ocorreu no Theatro São Pedro, no início dos anos 2000. Antes disso, a família já havia gravado Fagundaço (1986) e Natal Luz (1996). Em 2004, o grupo lançou seu segundo álbum, Para Todas as Querências. Em julho do mesmo ano, gravaram o primeiro DVD no Theatro São Pedro, com participações especiais de Renato Borghetti na canção “Querência”, e de Teixeirinha Filho em “O Colono”.
Em 2015, foi lançado mais um DVD ao vivo, o segundo da carreira, gravado no Auditório Araújo Vianna. Integram o grupo: Bagre Fagundes (gaitinha e voz), Neto Fagundes (voz), Ernesto Fagundes (bombo legüero e voz) e Paulinho Fagundes (violão e guitarra).

Shana Müller (canto)
Natural de Montenegro, vem se destacando no cenário musical do estado desde 2004, com o lançamento do primeiro disco, Gaúcha, com músicas do estilo campeiro rio-grandense e do folclore latino-americano. Dois anos depois, veio o álbum Firmando o Passo e, em 2010, saiu o disco Brinco de Princesa, que recebeu diversos prêmios e rendeu shows pelo Brasil. Com sete álbuns na bagagem, entre discos solo e em parceria com outros artistas, Shana Müller já cantou no Canadá, no Uruguai e na Argentina e também dividiu o palco com grandes nomes da música latino-americana, como Mercedes Sosa, Renato Borghetti e Yamandu Costa.

Thomas Machado (canto)
Natural de Estância Velha, o cantor conquistou o Brasil, em 2017, com sua participação no reality show The Voice Kids, onde se apresentava pilchado da cabeça aos pés. Com suas interpretações de músicas dos mais variados estilos, foi o grande vencedor da competição, tendo Ivete Sangalo como sua treinadora desde o início do programa. No mesmo ano, recebeu a Medalha Mérito Farroupilha, o Troféu Guri do Grupo RBS e o Troféu Artista do Ano, da RBSTV. Atualmente, com 16 anos de idade, tem levado a cultura gaúcha para outros estados com sua série THOMAS PELO BRASIL.

Loma Pereira (canto)
Natural de Recife (PE), veio para Porto Alegre ainda bebê. Ao longo de sua vasta trajetória, a cantora dividiu os palcos e gravações com nomes como Elza Soares, Gilberto Gil, Kleiton e Kledir (a voz dela está no hino porto-alegrense Deu pra Ti), Bebeto Alves, entre outros. Acumula prêmios e homenagens: no final dos anos 1980, recebeu o Troféu Melhor Cantora da Década pelo Instituto Gaúcho da Tradição Folclórica; em 2021, foi premiada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho com a medalha Honeyde Bertussi por sua dedicação à música gaúcha; foi homenageada pelo Prêmio Açorianos de Música, em 2019, pelo conjunto de sua obra. Foi indicada ao Prêmio Nacional Sharp de Música, categoria Cantora Regional, pelo álbum Um Mate por Ti (1992).

Gabrielle Fleck (canto)
Graduada em Artes Cênicas pelo Conservatório Tisch da Universidade de Nova Iorque e formada em teatro musical na escola Walnut Hill School for the Arts, em Boston. Cantora e atriz, integra o elenco da série Chuteira Preta na Amazon Prime e do longa-metragem Fátima, gravado em Portugal, com Sônia Braga e Harvey Keitel. Protagonizou os longas Distrito 666 e Sem Fôlego, ambos na Telecine / Globoplay. Em 2023 estreiou o longa-metragem Ainda Somos os Mesmos. Gabrielle já participou como solista de diversos espetáculos como a série Concertos Comunitários Zaffari e diversas edições do concerto Música de Cinema. Além disso, produz e interpreta shows de teatro musical através da G.Fleck Produções.

Sofia Aguirre (violoncelo)
Iniciou seus estudos de violoncelo aos 3 anos de idade, atualmente é aluna dos professores Pablo Schinke, Bianca D’Avila (Chicago Institute) e mantém acompanhamento com Matias Pinto. Foi duas vezes o primeiro lugar no Concurso Jovens Violoncelistas Solistas do RS, na categoria até 10 anos. Premiada com o segundo lugar no “The North International Music Competition” na categoria II; primeiro lugar com excelência na “Vivaldi International Music Competition” categoria Junior; e segundo lugar na 3a edição do “String Competition Online”. Este ano, ficou em quarto lugar na “London Classical Competition” e em segundo lugar no “The New York International Music Competition”. Em julho de 2024, Sofia participou do festival Masterclass Ochsenhausen (Alemanha) 2024 e recebeu a menção especial de Jovem Talento.

Carol Braga (mezzo-soprano)
É Bacharel em canto lírico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua como solista e preparadora do naipe de contraltos no Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Em São Paulo, integrou o Coral Jovem do Estado e a Academia de Ópera do Theatro São Pedro. Venceu, também, o prêmio Toriba Musical, no concurso Maria Callas; e tirou terceiro lugar na segunda edição do concurso Zola Amaro. Tem intensa participação em concursos e atua como solista em concertos com os da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre -OSPA, da Orquestra Theatro São Pedro de Porto Alegre – OTSP, Bach Society, OSINCA, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, OSESP e Orquestra Jovem do Theatro São Pedro de São Paulo.

Elisa Machado (soprano)
É Bacharel em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo concluído, também, os cursos Básico de Trompete e Avançado de Canto no Conservatório Pablo Komlós Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – OSPA. Participou de diversos cursos e oficinas de aperfeiçoamento desde o início de sua formação, lecionou canto no curso de extensão da Unisinos, foi professora substituta na UFRGS em dois períodos distintos e trabalhou também na preparação vocal de coros. Tem se apresentado em recitais, concertos e montagens de ópera com as principais orquestras do Rio Grande do Sul (RS). Em 2014, recebeu o 1º Prêmio no 12º Concurso Brasileiro de Canto Maria Callas, mesmo ano em que foi aprovada em concurso público no RS e, desde então, trabalha junto ao Coro Sinfônico da OSPA.

Evandro Matté (maestro)
Evandro Matté é regente e diretor da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP), do Festival Internacional SESC de Música e dos Concertos Comunitários Zaffari (CCZ). Graduado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez especializações na University of Georgia, nos Estados Unidos, e no Conservatoire de Bordeaux, na França. Desde 2005, atua como maestro frente a orquestras no Brasil, Áustria, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Alemanha, México, Espanha, Polônia, Portugal e EUA. Foi docente na Universidade de Passo Fundo (UPF) e na graduação em Gestão Cultural da Unisinos, onde foi também coordenador do curso de Especialização em Gestão Cultural. É pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, foi condecorado, em 2019, pelo Ministère de la Culture da França com a insígnia de Chevalier de l´Ordre des Arts et des Lettres.

Sobre a Orquestra
A Orquestra Theatro São Pedro – OTSP foi criada em 1985 e tem como compromisso honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada traz obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais da série Theatro São Pedro, a OTSP apresenta a série Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação, que conta com solistas de renome nacional e internacional.

Sobre o Grupo Zaffari
Líder no setor de varejo supermercadista, administração de shopping centers, cartões de crédito e incorporação imobiliária, o Grupo Zaffari tem uma trajetória de 89 anos no mercado brasileiro, contando atualmente com cerca de 12 mil colaboradores.

Além de investir na cultura como forma de participação social e interação com as comunidades onde atua, a empresa, ao longo de sua trajetória, vem realizando um diversificado conjunto de projetos ligados à música, literatura, artes plásticas e entretenimento; incluindo a edificação de duas casas de espetáculo, o Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, e o Teatro Bradesco, em São Paulo; e o patrocínio a grandes projetos como o festival de artes cênicas Porto Alegre em Cena, a Feira do Livro de Porto Alegre, a Bienal do Mercosul e o Multipalco do Theatro São Pedro.

Há mais de 35 anos anos patrocinando a série Concertos Comunitários, responsável por levar apresentações musicais a milhares de pessoas em todo o Rio Grande do Sul, o Grupo é reconhecido pela diversidade de produtos, qualidade assegurada, espaços convidativos e equipamentos de ponta, além de excelência no atendimento, destacando-se como uma das empresas mais eficientes no segmento de Hiper e Supermercados, conforme o ranking de 2020 do Ibevar.

Concertos Comunitários Zaffari – Especial de Natal
Data: 21 de dezembro de 2024
Horário: 20h
Local: Parque Moinhos de Vento (Rua Comendador Caminha, s/n – Moinhos de Vento, Porto Alegre) – https://maps.app.goo.gl/SEtTidcogCT94PaU7
Classificação: Livre
Entrada Franca, sem necessidade de ingresso