Novidades

Descubra tudo o que acontece
no grupo zaffari.

Grupo Zaffari e chefs criam receitas exclusivas para o aniversário de POA

22.03.2019

A convite do Grupo Zaffari, três renomados chefs da capital gaúcha encararam o desafio de inventar pratos que representam pontos turísticos da cidade, em homenagem aos 247 anos de Porto Alegre, o qual é celebrado no dia 26 de março.

Vico Croco escolheu o maravilhoso Pôr do Sol da Orla do Guaíba, uma atração dos finais de tarde dos porto-alegrenses e parada obrigatória aos visitantes. Crocco tem a sorte de contemplar esse pôr do sol quase todos os dias, da janela do seu Studio, na Zona Sul, onde dedica-se a receber clientes com suas receitas contemporâneas e também preparar eventos corporativos e pessoais. Traduzindo Porto Alegre no formato de comida, Crocco criou o Raviolone Pôr do Sol, com elementos como o agrião aquático, que nasce em terrenos alagados nas margens do Guaíba, e o ovo de gema mole e cor amarela intensa, representando o sol sobre o lago. A montagem do prato também seguiu os moldes e as configurações do ponto turístico.

Confira aqui o vídeo com a receita e a apresentação do prato!

Elisa Prenna elegeu o Monumento aos Açorianos para homenagear. O monumento, uma referência aos 60 casais de açorianos que chegaram à Porto Alegre (antigo Porto dos Casais), em 1752, representa, para ela, uma expressão de liberdade e de força. Além disso, na sede administrativa que fica no entorno, Elisa conquistou seu primeiro trabalho; depois, teve oportunidade de conhecer e conviver com o escultor da obra, Carlos Tenius; e, então, descobriu que a estrutura foi inaugurada no mesmo ano do seu nascimento: 1974. Quer mais relação e conexão entre a vida da chef e esse local? Sim, existe. Sua família tem origens açorianas também.

Com bacalhau e azeite de oliva, ingredientes típicos da culinária portuguesa, ela criou uma Salada de Bacalhau aos Açores agregando um toque único e autêntico: maionese de aioli com páprica picante. Uma receita superfácil de reproduzir em casa e simplesmente encantadora. Vamos conhecer no vídeo? Clique aqui.

Marcelo Gonçalves, por sua vez, buscou na sua memória afetiva a grande fonte de inspiração: o Viaduto Otávio Rocha, na Av. Borges de Medeiros. Quando era pequeno, circulava muito pelo espaço, visto que morava na região. Inclusive, chegou a andar de bonde elétrico com a sua avó por ali. O apego e a admiração pela obra arquitetônica logo fizeram-no descobrir uma história atrelada ao local.

Sobre o Viaduto Otávio Rocha reside o Hotel Everest, onde, antigamente, o chef local preparava “puchero” para locais e personalidades saborearem. Então, Gonçalves reinventou esse clássico, adicionando pitadas da sua irreverência gastronômica, e chamando-o de Puchero de Ossobuco à Otávio Rocha. Diferentemente das receitas tradicionais de puchero, o chef preparou o prato com os ingredientes grelhados e não em forma de sopão/caldo como normalmente conhecemos; permitindo, assim, que o mesmo seja apreciado em todas as estações do ano, não apenas nos dias frios. Mais uma das suas referências ao Viaduto Otávio Rocha, o qual possui os Passeios das Quatro Estações. Descubra a receita completa no vídeo, clicando aqui!