Novidades
Descubra tudo o que aconteceno grupo zaffari.
Concertos Comunitários Zaffari encerram Feira do Livro com OTSP
O Concerto Comunitário Zaffari será a grande atração do último dia da 69ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. A apresentação acontece na quarta-feira, 15 de novembro, às 11h, no Espaço Petrobras Carlos Urbim. A iniciativa do Grupo Zaffari visa a ampliação do acesso à cultura, unindo-se a um dos mais tradicionais eventos culturais da cidade para presentear os cidadãos porto-alegrenses com música de qualidade.
Na ocasião, a Orquestra Theatro São Pedro (OTSP) se apresentará sob a batuta do maestro Evandro Matté, com a participação especial dos solistas Isabela Fogaça e Daniel Germano. A entrada é gratuita.
Após a abertura do evento, com Valsa para Quarteto de Cordas, de Radamés Gnattali, a programação vai trazer clássicos do nativismo gaúcho, com obras de Luiz Coronel, Marco A. Vasconcellos, Sérgio Rojas, Flávio Bicca e José Fogaça.
Coração Farroupilha, Horizontes e Vento Negro são algumas das canções que certamente vão comover a todos. Danças Gaúchas, de Alfred Hülsberg, também deve animar a plateia, que sentirá no ar a emoção das notas que sempre evocam pertencimento e carinho por nossas tradições.
O planejamento cultural do espetáculo é da Associação Pró-Música de Porto Alegre, com realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução; e tem como patrocinadores oficiais o Grupo Zaffari e Itaú Unibanco. A classificação é livre e haverá tradução em libras.
Saiba mais sobre os artistas:
Orquestra Theatro São Pedro/POA
A OTSP foi criada em 1985 e tem como compromisso honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. A programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Além da programação de concertos oficiais da série Theatro São Pedro, a OTSP apresenta a série Concertos Didáticos Banrisul Corretora de Seguros e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté. A criatividade e a originalidade sempre estão presentes na programação que conta com solistas de renome nacional e internacional.
Sobre o Maestro
Evandro Matté é Diretor Artístico e Maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Também é regente e diretor da Orquestra Theatro São Pedro (OTSP), do Festival Internacional SESC de Música e dos Concertos Comunitários Zaffari (CCZ). Graduado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Desde 2005, vem atuando como maestro frente a orquestras no Brasil, Áustria, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Alemanha, México, Espanha, Polônia, Portugal e EUA. Foi docente na Universidade de Passo Fundo (UPF) e na graduação em gestão cultural na Unisinos, onde coordenou o curso de Especialização em Gestão Cultural. É pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, em 2019 foi condecorado pelo Ministère de la Culture da França com a insígnia de Chevalier de l´Ordre des Arts et des Lettres.
Sobre os Solistas
Daniel Germano é especializado em performance pelo Conservatorio Statale Antonio Buzzola, de Adria. Germano iniciou seus estudos de canto com o professor Decápolis de Andrade, sendo posteriormente orientado por Gisa Volkmann. Em 2023, foi Tonio, em Pagliacci, com a Ospa. No mesmo ano, fez Einsenstein, de A Viúva Alegre, com a mesma orquestra; e Sarastro, em montagem da Companhia de Ópera do RS. Em 2022, refez Juan na Operita Violoncello, no TSP de POA; Alfio, em Cavalleria Rusticana e foi solista do Requiem de Mozart na sala Cecília Meirelles. Em 2021, interpretou Don Belflor, em montagem da ópera O Acordo Perfeito (Adam), com a OSPA. Em 2020, estreou como Juan na Operita Violoncello (Arthur Barbosa), apresentada no Theatro São Pedro de Porto Alegre. Reconhecido por sua versatilidade vocal, tem mais de 30 óperas em seu currículo, além de já ter se apresentado em 10 edições do Natal Luz de Gramado e em shows de música popular no Brasil e na Europa.
Isabela Fogaça
Com a participação nos festivais estudantis durante a adolescência, Isabela fez da música seu principal meio de comunicação, seja ela regional ou MPB. Porto Alegre É Demais é sua interpretação mais importante, e transformou-se numa espécie de hino informal e afetivo de Porto Alegre, e a tornou conhecida na vida musical da cidade. Sua voz já foi ouvida em várias línguas com essa canção, que já participou de várias coletâneas musicais. Entre 2004 e 2018, com o projeto Natal em Família, Isabela deu um toque brasileiro aos clássicos natalinos. Esse trabalho também foi registrado na forma de um álbum, em 2004, e vendeu mais de 50 mil cópias. O show foi realizado em alguns dos mais importantes teatros de Porto Alegre e em várias cidades do Rio Grande do Sul. Em 2011, a artista produziu o disco Sons da Minha Vida, que levou o selo da gravadora Biscoito Fino, unindo seu nome a alguns dos maiores medalhões da música popular brasileira. Com esse trabalho, teve oportunidade de fazer presença em muitas playlists internacionais. Isabela atua como solista em muitos eventos relacionados à música popular do Rio Grande do Sul, e procura sempre levar a cultura gaúcha como referência, procurando sempre interpretar composições de autores regionais.
Sobre o Grupo Zaffari
Referência no setor de autosserviços, o Grupo Zaffari atua no mercado nacional há 88 anos. Referência em variedade, qualidade controlada, ambientes acolhedores e altamente equipados com o melhor atendimento, o grupo é, segundo o ranking do Ibevar de 2020, uma das mais eficientes empresas no setor de Hiper e Supermercados; e a sétima maior rede de supermercados do país, segundo o ranking de 2020 da Abras/SuperHiper.